terça-feira, 5 de junho de 2007

JOANA D'ARC


Joana d' Arc nasceu em 1412, num vilarejo em Domrémy no interior da França.

Era uma garota muito pobre e também analfabeta.

Foi uma grande mulher cheia de coragem, virtudes e também defeitos, mas diziam que tinha mais qualidades do que defeitos. Sua família era de camponeses, seu pai Jacques d' Arc comandava uma aldeia pequena.
Joana d' Arc com apenas 17 anos deixou sua aldeia e foi comandar um exército, assumiu a posição de soldado durante aproximadamente um ano e seus êxitos militares duraram seis meses.
Com apenas 19 anos de idade Joana d'Arc foi condenada à morte. Sua carreira foi breve e malsucedida.
Em novembro de 1430, Joana d' Arc entrou pela primeira vez na sala do tribunal para julgamento, foi acusada de herege, apóstata, bruxa, idólatra e travestida. O seu julgamento durou seis meses.
Com apenas 19 anos de idade ela morreu no centro de Rouen uma fogueira, pois a sua sentença era a de ser queimada viva. Seu corpo carbonizado ficou em exposição para todos verem, após a exposição pública os seus restos mortais foram jogados novamente na fogueira até que virassem cinzas.

6 comentários:

Ema Pires disse...

Cara amiga,
Obrigada pela visita ao meu blog. Também vim conhecer o seu. É curioso, mas também sempre estive interessada pela vida da Jeanne d'Arc. Como uma campesina analfabeta atirou os inglêses fora de França, obedecendo, como diza ela, a umas vozes que lhe mandavam libertar França.
E conseguiu dar ânimo à sua pequena tropa e ganhar uma batalha aos inglêses. Toda uma mulher valente e uma historia bastante curiosa.
Um abraço

Joana DÁrc disse...

Cara amiga,
Tem razão no que diz.
O meu blog pretende falar do papel da mulher através de exemplos de outras mulheres. Falarmos de nós e ajudar umas ás outras.
Um abraço

nataliacorreia disse...

boa joana
escolheste uma bela personagem.
o engraçado é que são as pessoas que nascem de familias humildes que normalmente se tornam grandes seres e, neste caso, verdadeiras heroinas

Joana DÁrc disse...

É verdade Natália.
Surpreendi-te com a joana não foi? Foi a pensar em ti porque és uma mulher e peras.

ANTONIO DELGADO disse...

Amiga Joana,
obrigado por ter passado pelo Ecos e comentarios e a historia da imagem, tem que ver com umas obras realizadas em Alcobaça e que ninguém gosta. Além disso as obras paralisaram o comercio local de forma total. De promessas em promessas o presidente da camara vai enganando o povo e os comerciantes. A montagem pretende ser uma satira a tudo isso, mas se tiver disponibilidade e queira visitar com mais detalhe a polemica o ecos estará sempre disponivel. Além disso o presidente é muito machista e mal educado.
Irei fazer um link do seu blog no meu.
Cordialmente
António Delgado

nataliacorreia disse...

obrigado Joana pelas tuas amáveis palavras.
já vi que temos um homem a comentar (e que pelos vistos não é nada machista).
estaremos perante uma raridade?
vou ter de dar uma olhadela ao blog deste rapaz